quarta-feira, 31 de março de 2010

Filmes de Júri



Geralmente as notícias, além claro de seu papel principal de trazer a informação, nos traz a oportunidade de explorar algum assunto mais detalhadamente, com mais profundidade. Só basta nos interessarmos e temos a nossa disposição um mundo de conhecimento através da internet, que pode expandir nossa visão daquilo que, de certa forma, nos é imposto.
A grande última cobertura massiva de tvs, jornais e revistas foi o julgamento do caso da menina Isabela. Esta grande repercussão dada pela mídia no julgamento dos Nardoni, me levou  a querer rever um filme de julgamento que anos atrás tive a oportunidade de assistir. O Júri, com John Cusack e a linda Rachel Weisz, nos traz uma visão muito interessante de como aqueles que decidem um julgamento podem ser manipulados - claro que o filme exagera no modo de como isso é feito, mas ainda assim vale a sessão. Aliás, muito surpreso fiquei (porque não me lembrava deste detalhe) ao ver que a trama se desenrola na cidade de Nova Orleans. Do famoso Cafe Du Monde a característica arquitetura espanhola (e não francesa, como muitos errôenamente pensam), algumas cenas revelam um pouco da cidade, que tanto me surpreendeu. Portanto, além de relembrar o filme, pude relembrar alguns bons momentos que vivi lá.
Embalado neste assunto, ainda cito o clássico "12 homens e uma sentença" (1957), ainda em preto e branco, mas muito interessante! Apesar de (muito) monótono (senão me engano o filme inteiro se passa na "sala secreta"), revela o poder de persuasão que uma pessoa pode ter. Aos que gostam de temas polêmicos, de debates acirrados ai ficam as dicas. 

Capa de O Júri

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois e realmente eh Programa Maravilhoso ver o desfile de 20 de Setembro in Piratini. Em 2007 eu Fui Pela Primeira Vez Assisti-lo e fiquei emocionada, hum e desfile muito lindo Feito COM CADA UM alma daqueles gaúchos Por Que Vivem la. Vale a pena.